"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livro ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece, para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como imaginamos e não simplesmente como ele é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver". Amir Klink

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Estocolmo

Cheguei em Estocolmo de cruzeiro às 10h. Vacilei de não ter levado traje de banho para o cruzeiro, porque tem jacuzzi, sauna, tudo! Vale muito a pena e os preços são muito bons!
Tenho um amigo em Estocolmo, então fiquei na casa dele e ele foi meu guia da cidade. Cheguei na sexta feira e fui embora na segunda, mas como minha amiga ia embora no sábado, andamos bastante para conhecer a cidade na sexta mesmo.
Começamos pelo City Hall, onde ocorre sempre o prêmio nobel, fomos no mercado da cidade, Hotorget. Eles vendem tudo do Brasil, até picanha.. A picanha é uns 60 reais o quilo, então claro que rolou um churrasquinho no sábado né!



Passamos pela old town, pelos museus Vasa, Abba, Historiska. A cidade não tem muitoooo ponto turístico assim, mas é cheia de portos e muito linda. A melhor parte, para mim, foi andar até a ilha dos castelinhos. É uma gracinha. Eu andei todas as ilhas da cidade. Tem lugares muito secretos onde as pessoas mergulham na água, fazem piqueniques e aproveitam o dia.



Tem uma parte da cidade que só tem casinhas pequenininhas de uns 20 metros quadrados, como essas da foto:


Essas casinhas são muito bonitinhas e com um jardim lindo na frente! Parece que atualmente pouca gente realmente mora nessas casinhas, é mais para ter um jardim. Andando pela costa das ilhas é possível ver paisagens como essa da foto: 




 Fomos também a maior construção em forma circular do mundo:




Se você andar mais e procurar acha coisas lindas, como o parque de cerejeira. Muitas cerejeiras no mesmo parque, é sensacional! Vale a pena dar uma conferida. Eu não costumo procurar o que fazer na cidade antes de ir, então acho que sem o meu amigo não iria curtir muito Estocolmo, iria achar que não tem nada, porque não tem muitos pontos turísticos, mas pelo contrário. Amei a cidade! Um must go de Estocolmo é a Tjarhovsplan, o melhor ponto para ver toda a cidade.

Não acho que 4 dias seja necessário para a cidade. O primeiro dia visitei tudo com a minha amiga e com o meu amigo, mas no segundo dia paramos e fizemos um churrasquinho e depois andamos pelo bairro hipster, tem muitooooo hipster em Estocolmo! E também andamos pelo bairro mais Environmental friendly da cidade, onde os carros e transportes não entram nas vilas. No terceiro dia andamos mais ainda! Cada dia foram 30 km ou mais, meu amigo tem o relógio que marca então estávamos sempre de olho nisso. O último dia resolvi ficar de boa até ir embora, fui até a casa de uma amiga dele e ficamos conversando, comendo panquecas e nos divertindo. Descansando é claro, porque não da pra ficar nesse pique de andar 30km por dia todo dia. Comprei o tíquete do ônibus pro aeroporto online, porque sai mais barato e fui, voltei pra minha cidade linda! Cheguei em Tromso 00h e ainda tava com o céu azul, linda! A melhor parte de viajar é voltar pra casa, não tem jeito. 


Helsinque

Como já tínhamos comprado as passagens de ônibus antes, fomos no ônibus noturno para Helsinque também. A viagem começou às 23:00 e às 3h chegou na fronteira, pelo menos dessa vez estávamos preparadas. Acordamos, descemos para passar na polícia e às 5h estávamos seguindo nossa viagem. Chegamos em Helsinque quase 8h. Deixamos nossa mala no locker e fomos conhecer a cidade.
O hostel em Helsinque estava 30 euros uma noite, então resolvemos fazer um cruzeiro. O cruzeiro (da foto) estava 40 euros, começava às 17:30h e passava a noite, chegava em Estocolmo às 10h.
Tínhamos pouco tempo para conhecer a cidade e o centro de informação turística só abria às 10h, então esperamos no McDonalds, que tem wifi e banheiro né, segredinho de todos os viajantes.
Deu 10h fomos para o centro de informações, pegamos os mapas e começamos nosso tour. Tínhamos só 7h para conhecer tudo.

Primeira coisa que fizemos foi conhecer os mercados da cidade. O antigo é muito chique e caro. A gente achando que seria baratinhooo, doce ilusão.

Como tinhamos pouco tempo na cidade, compramos então o tíquete do dia, 8 euros e podíamos andar em todos os transportes públicos. Fomos até o forte. Suomenlinna é o nome da ilha do forte. Pegamos o barco para o forte com nosso tíquete do dia. Foi muito bom! O forte é lindo e muito diferente de tudo. Já defendeu a Suécia, Dinamarca, Rússia. Haja história pra contar, esse forte tem muita!!!
Nessa ilha encontramos essa prisão:

Os presos andam soltos na ilha fazendo trabalhos. Aquela história de prisão na Escandinávia. Querem educar da maneira certa para poderem deixar o preso voltar a sociedade. Virar cidadão como outro qualquer, trabalhador e prestativo. Chegando no forte nos deparamos com essas casinhas de construção russa:  



Seguimos nossa viagem, voltamos para Helsinque depois de 2h no forte.. Sim, perdemos a hora lá! Dá pra ficar muitooo tempo nessa ilhazinha fofa.

Voltando passamos pela Catedral Uspenski, muito fofa! Ortodoxa também, mas nessa as pessoas sentam para o culto e não precisa utilizar o véu. Passamos pela Catedral de Helsinque, muito famosa com suas construção branca.
Em Helsinque eles tem uma praia chamada Hietaniemi, a "Copacabana" da Finlândia. Seguimos até o monumento Sibelius - nada de mais!!! Muito pequeno e estranho hahahaha
De lá fomos para a catedral de pedra, muito linda. Vimos um concerto lá.


E já estava na hora de pegar o navio. Amei tudo até agora, e como essa viagem teve que ser corrida quero voltar em todos os lugares!!!!!!!!!!!


São Petersburgo

Fizemos a bobeira de ir para Rússia no ônibus da noite. Saímos de Talin às 23h em direção a São Petersburgo. Viajar de ônibus dentro da europa durante a noite é perfeito, porque não perde tempo, não paga hostel.. Tudo de bom! O problema é que esquecemos da fronteira, então tivemos que acordar de madrugada e entregar os passaportes, descer com todas as malas para passar pela fiscalização, sendo que tudo o que eu queria era dormir e continuar dormindo, foi meio ruim por isso.
Mas chegando em St Petersburg, fomos direto pro hostel e que hostel demais!! O nome é apple hostel e as meninas que trabalham lá são uns amores. Chegamos mortas, 6h da manha e só tinhamos pago uma noite, mas elas arrumaram nossa cama e nos deixaram dormir. Assim que acordamos resolvemos tudo, fizemos o "check in" e elas nos entregaram um mapa e explicaram quais lugares deveríamos visitar. Foram um amor!
Resolvemos fazer o walking tour da cidade, me decepcionou demais! Nada de comunismo no walking tour, só czar e tal, histórias muito antigas, pareceu que eles apagaram da história a primeira e segunda guerra, a guerra civil, não curti!! Achei bem fraco, mesmo.. Não recomendo a empresa foi a feel free tour. Talvez a outra seja boa, mas não deu pra pegar porque acordamos tarde.
Nosso hostel era super bem localizado e do lado do início do tour.
Passeamos por tudo, pelo mercado na Sadovaya até a universidade de economia e finanças ( que é só pra gente muito rica). Fomos na St isaac's Cathedral, o palácio, arco do triunfo (que existe um em cada país da europa), a catedral bem estilo russa: Savior on the blood e tudo mais.
O lugar que eu mais gostei foi o Forte. Peter and Paul's fortress. Muito bonito e com praia onde as pessoas entram na água, que não parece ser limpinha não! hahahhaa
A cidade é bem estilo europeu e não sofreu com as guerras. Só visualmente né, porque  um terço da população foi morta na época das guerras e a gente ainda consegue ver claramente a pobreza do lugar, com construções antigas do séc 18-19 e gastas, mas tudo de pé mesmo com todas as guerras.
As pontes das cidades são outras atrações! Lindas e de madrugada elas ficam iluminadas e abrem nos horários pré definidos, vale a pena dar uma conferida! A arquitetura é muito diferente, mesmo sendo bem padrão europeu (isso acontece pq o czar queria deixar a cidade mais européia).
Achei que os russos eram muito ateus, mas a gente consegue ver muitas igrejas ortodoxas. Nelas as mulheres entram com véu na cabela e durante o culto as pessoas não sentam, como a de Riga.


Essa catedral é bem estilo russo e foi construída após a morte do Czar Alexander II. Ele foi assassinado porque estava deixando a escravidão acontecer na Rússia. Russos eram escravizados por outros russos e, achando que sua morte ia acabar com esse regime, foi assassinado. Mas o regime não acabou e os russos continuaram sendo escravizados até que seu neto mudou o regime.

Os russos são muito supersticiosos, você vai ver sempre um russo jogando moeda em alguma coisa. Ou alguns lugares cheioss de moeda. Ou até passando a mão em estátuas, tudo! É engraçado..

COMIDAAA!!

A comida russa é estilo brasileira! O estrogonofe veio da Rússia, um coronel chamado Strogonov. O prato se popularizou com a fuga da nobreza russa após a revolução de 1917. O prato chegou a França e se espalhou pelo mundo.

Comemos sempre no mesmo lugar, chamado Brynza Cafe - o nome na porta tá em russo, mas não sei escrever em russo não hahaha. As comidas eram baratas e muito boassss!!!
Comi no primeiro dia o Georgian Pork Stew - Muitoooo bom! Costeleta de porco com cebola frita e tomate com molho de queijo suluguni e estragão. Bebi Kvas também, mas não gostei.. tem meio que gosto de remédio.
No segundo dia bebi Mors - muito bom!!! e comi estrognofe.. Não curti não.. Não vem com arroz, mas com um grão integral, foi meio decepcionante. Mas a noite comi um pastelzinho sensacional. Eles vendem pasteis doces e salgados! Muito bom!!!! Vale a pena.

Dia seguinte...

No dia seguinte eu e a Júlia nos separamos, porque ela queria passar o dia no Hermitage e eu queria ir para Petergof.  Ir para Petergof leva uma hora do hostel, precisamos pegar o metrô e depois um ônibus, mas é muito tranquilo e vale a pena! Não vale a pena pagar passeio, porque o metrô é 30 rublos e o ônibus 50. Então ida e volta dá 160 rublos, ou seja, 3 euros!!!! Muito barato!
O metrô é ponto turístico da cidade, não tanto quanto em moscou, mas vale a pena andar na linha principal e dar uma conferida.
Chegando lá eu fiquei muitoooo feliz, é muito doido!! É o castelo de verão né.. O Hermitage é o castelo de inverno. Muito ouro, tudo amarelo e com um jardim gigante!! Vale muito a pena ir pra lá. A entrada no jardim custa 250 rublos para estudante, mas vale muito!!!



Fiquei aproveitando o lugar e admirando tudo durante horas, mas não quis entrar no castelo, o que foi bobeira! Voltei pra entrar no Hermitage. Estudante não paga para entrar nesse e tem muitas obras do Michelangelo, da vinci e muito mais! Eu não aguentei ficar muito, é muito grande e eu comecei a me sentir sufocada. Tinha que sair correndo dali, mas não achava a saída. Foi horrível, mas vale muito a pena ir quando você está descansada e preparada para isso. A Júlia ficou 6h lá dentro. Eu nuncaa conseguiria.
Amei a Rússia, mas agora quero voltar para um lugar mais Rússia mesmo. St Petersburg é muito europa, quero algo diferente, quero ver a história, quero conversar com o povo!

Para finalizar nossa viagem ficamos conversando no hostel com os russos. Eles são muito patriotas e é uma coisa bonita de se ver. Está faltando isso no Brasil. Amar o país como eles amam. Claro que tem muita coisa que eu não concordo na relação Russia e mundo, mas gostei muito de ver o ponto de vista deles. Pena que não tive coragem de perguntar sobre o que eles acham do comunismo-capitalismo. O que eu vi foi muitos idosos na rua. Não existem crianças de rua, mas idosos, o que é muito triste, porque com certeza foram as pessoas que com a implementação do capitalismo não conseguiram trabalhar e ficaram nas ruas.


Talin

Chegamos em Talin de madrugada, às 7h e estava chovendo, passear chovendo é muito ruim.. Fomos pro hostel e ficamos decidindo o que fazer com essa chuva.. Iríamos ficar dois dias inteiros na cidade e a previsão para o dia seguinte era de sol, então resolvemos fazer coisas mais indoor.
O Hostel que ficamos se chama The Monk's bunk e eles nos receberam às 8h sem problema nenhum. Deixamos nossa mochila em uma salinha e ficamos esperando no sofá, decidindo o que iríamos fazer. Resolvemos que íamos atirar e eu iria saltar de bungee jumping, mas é o tipo swing, então não é tão complicado. Fui saltar, foi super divertido, fiquei com mais medo de subir no prédio que seria do que de pular. O vídeo:


Depois disso cheguei no hostel e fomos atirar! Muitooooo irado! Mais irado que o jumping! Fomos pela empresa "Tactical Shooting Center" e atiramos com quatro diferentes armas:

Pistola Glock 17 calibre 9x19 - 5 tiros
Revolver 38 - 10 tiros
Tactical pump-action shotgun - 5 tiros
AK47 - 5 tiros

A arma que eu mais gostei foi a pistola e a pump. A pistola curti porque é prática e fácil de atirar. A pump é irada por como carregar. Tive problemas para segurar a AK47, achei ela muito pesada e machuquei meu braço.. Mas foi irado!!!! 
De volta pro hostel um russo que trabalhava lá nos deu carona. Perguntei pra ele se rolava muito preconceito entre estônios e russos lá, mas ele disse que não. Diferente da Letônia. O hostel que ficamos é muito badalado, muita festa o tempo todo, mas estávamos bem cansadas e fomos dormir.

Dia seguinte acordamos só para o walking tour. Bem legalzinho, mas não achei que tinha muita história, era mais engraçadinho. Andamos quase a cidade inteira com ele. Começamos na igreja de st nicholas, muito bonita e grande! Mas ela atualmente é um museu. A guia falou que a maior parte da população é ateu. Depois seguimos para a Freedom Square, onde tem um monumento da paz, que todos assimilavam com a suástica nazista, mas atualmente eles já não ligam mais. 
A cidade é toda medieval, linda! Cheia de muros que ainda estão em pé. A cidade é muito linda, super medieval.
A St Catherine's Passage é um must go. é super medieval e com o resto de tumbas penduradas na parede. A cidade é protegida por dragões que são como gárgulas no Town Hall. Não achamos restaurante barato para comer, acabamos em um pub Irlandes comendo costela. hahahhaa


Um fato interessante é que não é obrigatório votar e poucas pessoas o fazem, e é possível fazer online. Parece cidade pequena do Brasil que tudo ainda é controlado, todo mundo sabe quem vai ficar no poder.
Outra curiosidade.. Eles tem um monumento ao último presidente da União Soviética, por "trazer a paz"a cidade. hahahahaha porque a União Soviética afundou com ele, em 1991 e trouxe a independência ao país. 



terça-feira, 5 de maio de 2015

Vilnius

Chegamos em Vilnius já era tarde, então fomos pro hostel - Jimmy Jumps - e começamos a socializar na cozinha com o pessoal, acabou que durante a noite só ficamos bebendo e conversando, porque igual Riga, só tínhamos um dia para conhcer a cidade, então preferimos dormir cedo e acordar cedo pra passear.
Ficamos um dia inteiro passeando e conhecemos tudo da cidade. Acordamos cedo e fomos para os lugares que falaram que o walking tour não ia. Começamos por Uzupis, um país dentro de outro. Uzupis era a região mais perigosa da cidade, até que os artistas começaram a se mudar para lá e transformaram no local mais atrativo para se morar. Eles declararam independência no dia da mentira, 1 de abril, e tinham até um exército de doze pessoas. Sua constituição foi escrita em 4h no parlamento = bar. Parece ser só uma atração turística, porque não é realmente um país.. No St Patrick's day e no dia 1 de Abril eles fazem uma festa que vale a pena conferir. No primeiro eles pintam o rio qe divide os "países" de verde e fazem uma grnde festa. No segundo todos que entram tem que receber carimbo, até na testa.. Não precisa ser no passaporte, mas precisa do carimbo. A festa é bem famosa porque em um ano os moradores fizeram de um bebedouro da cidade um bebedouro de cerveja, vc abria e saia cerveja. Muitos turistas ainda vão na festa e abrem a torneira do bebedouro achando que teria cerveja.
Saindo desse país, seguimos andando para a Igreja de St Anna e depois subimos a Gediminas Tower, de onde é possível ver toda a cidade. De um lado a old town e de outro uma cidade super moderna. Descendo fomos para a Cathedral Square, onde descobrimos a história do cordão de gente dos países bálticos contra a União Soviética. Em 1989, 2 milhões de pessoas da Estonia, Lituania e Letonia fizeram essa corrente humana de 650km contra a ocupação soviética. A União soviética entrou em colapso em 91 e os paises se viram independentes.
Depois disso fomos para o walking tour. O início é no Town hall e estava tendo um festival estranho de coisas estranhas, bem coreanas, sei lá..   Andamos a cidade inteira com o walking tour e foi sensacional, aprendi muita coisa. Eles eram pagãos e existem diversas esculturas espalhadas, como essa:


Acabando o tour, fomos a um restaurante de comida tradicional comer. Resolvi comer o prato chamado de os músicos de bremen, porque tinha frango, carne. A entrada foi de pão frito, sensacionall!! Muito gostoso, nunca iria imaginar. 


Saindo de lá fomos andando ao jardim de cerejeiras. Muito bonito!!! Depois voltamos pro parlamento de Uzupis pra tomar uma cervejinha. Lá encontramos uns amigos do hostel e fomos fazer um picnic na cidade! Acabou o diaa..... Pegamos o ônibus noturno para Talin.

Riga - Letônia

Cheguei em Riga dia 23 de Abril, dia do meu aniversário, mas como íamos embora da cidade no dia seguinte, deixamos as malas no hostel e já começamos a passear.
Ficamos em um hostel chamado Seagulls, muito bom, bem familiar e com atendentes muito simpáticas e que querem ajudar sempre. Chegando lá elas nos deram um mapa da cidade e circularam os pontos mais importantes para conhecer na cidade.
Começamos pela catedral Ortodoxa. Nunca tinha ido a nenhuma catedral ortodoxa na vida, foi a primeira! Tive que botar véu no cabelo para entrar. Na hora que entrei estava tendo algum culto, mas é muito diferente de tudo. O padre faz o culto virado pro painel, como todas as outras pessoas ficam, de pé viradas pro painel. Tem até um altar, mas parece que eles rezam olhando pro painel só.. não sei, vou pesquisar mais sobre isso ainda, mas todos ficam em pé, os poucos bancos que tem são para deficientes e idosos.
Andando um pouquinho fomos para o Art Nouveau district, onde tem a rua Alberta iela. Essa rua é cheia de prédios do estilo Art Nouveau, cheios de imagens do lado de fora, caras e esculturas.

Riga é cheia de parques lindos, vale a pena ficar muito tempo relaxando nos parques, talvez fazendo picnics... E as pessoas são muitoooo felizes, incrível! Todos rindo e acenando, falando com todo mundo. Passamos pelo parque e fomos comer em um pub chamado Folkklubs ALA Paragrabs, um clássico pub letônio com 16 cervejas locais e comida tradicional. O que eu comi estava sensacional, era um frango com queijo em cima, cebola, tomate e pure de batata em baixo com ervilha, com muitoooo caldinho.. Muito gostoso! 
Era quinta feira e estava tendo karaoke nesse pub. Era muito engraçado porque eles vão na mesa tocando os instrumentos e pedem pra vc cantar qualquer coisa que eles vão tentar adaptar a música pra vc.. Os letões se empolgam bastante, muito bom!
Depois de comer e beber muitooo pagamos a conta, deu 10 euros pra cada uma! E fomos embora.

No dia seguinte já tinhamos que arrumar tudo porque íamos embora às 14:30h, então arrumamos tudo e fomos dar uma volta no mercado da cidade = IMPERDÍVEL! Muitooo grande e cheio de coisas!
Depois fomos no free walking tour. O guia foi demais! Ele mostrou a Old town inteira, contando histórias e até cantando para a gente, porque ele falou que todo mundo na Letônia sabe cantar, e ele foi muito bem!
O que eu mais gostei foi "the musicians of bremen". Uma escultura com o burro, cachorro, gato e galo. Vimos também parte do muro, aprendemos muito sobre a história da cidade e descobri também que para eles, russos são russos mesmo que tenham nascido na Letônia. Eles conseguiram a independência em 1991, muito recente, mas não conseguem ver os russos de outro jeito.
Achei a cidade uma gracinha, amei tudo, tudo! Queria ter ficado mais para aproveitar, mas não tive tempo. É possivel fazer esportes radicais em Riga, tive muita vontade, mas sem tempo complica... :(
Voltei pro hostel e em 5 min tava na rodoviária para ir para Vilnius.

Viagem de aniversário

Meu aniversário foi dia 23 de abril e eu tive 2 semanas sem aula começando no dia 22, então decidi que a melhor opção pra mim seria viajar, claro! Me dar um presente de aniversário.
A viagem que resolvi fazer, junto com a Júlia foi:
Riga - Letônia
Vilnius - Lituânia
Talin - Estônia
São Petersburgo - Russia
Helsinque - Finlândia
Estocolmo - Suécia

Saindo no dia 23 de abril, tinha apenas 11 dias para viajar, então foi bem corrido. Comecei com Riga porque era a passagem mais barata saindo de Oslo para os países bálticos. As viagens até Helsinque foram de ônibus - Empresa Lux Express, todasss!! De Helsinque para Estocolmo, fui de cruzeiro! Era mais barato ir de cruzeiro do que pagar hostel na cidade.. triste, viu!


Berlim

Fui duas vezes pra Berlim, uma para encontrar minha mãe que estava trabalhando lá e outra com minhas amigas, mas ainda não consegui ver o que todo mundo fala sobre Berlim, pra mim é uma cidade grande, bem afetada pela guerra ainda. Da primeira vez, quando fui com minha mãe, fiquei em um hotel, mas da segunda, claro que fiquei em um hostel.. mas ele era bem ruinzinho.. Fedia muito e eu e minhas amigas ficamos doentes por causa disso.. não era limpo e ainda fedia. O nome do hostel eu nunca vou esquecer, é All in Hostel, que não tinha nem Wifi incluido.
Mas vamos pra parte boa da história.. Primeira vez: Mamãe
Não posso pular a parte do aeroporto.. As saudades eram mil! Não via minha mãe desde quando vim pra Noruega e encontrar ela me esperando no aeroporto foi tão bom, não da pra descrever o momento, na verdade até da.. pelo abraço! Um abraço bem apertado daqueles que a gente não quer largar.. E olha que eu nem gosto de ficar dando beijos e abraços na minha mãe, tadinha.. sofreu! hahahaha Mas então fomos pro hotel. Minha mãe já tinha pesquisado as direções, então sabia muito bem como chegar no centro da cidade, o que me deixou até impressionada haha
Chegamos no hotel e fomos para uma festa no centro da cidade que estava tendo na época. Era Outubro ainda. Fomos pra festa e depois fomos beber na HB, comendo o famoso joelho de porco e aproveitando o final da oktoberfest.
Dia seguinte resolvemos ir ao zoológico! Eu amoooo! Me apaixonei pelo urso marrom! Os ursos polares são pescoçudos hahahhaa Comemos um sorvetinho lá, sensacional! Saí do frio de Tromso para ir para Alemanha tomar sorvete e usar só um casaquinho leve.. perfeito! lembro que minha amiga me mandou um snap da minha cidade com neve, EM OUTUBRO! é de pirar!
Depois fomos ver o muro de Berlim.. Minha mãe e eu gostamos muito de andar, então andamos bastante!!! Vimos também a Igreja que foi destruida durante a guerra e eles preferiram manter do jeito que estava, para lembrar a todos o que aconteceu!
Depois minha mae teve que viajar pra continuar trabalhando, então fui no campo de concentração com uma amiga minha. Esse campo é mais tranquilo, não tem camera de gás, mas mesmo assim é triste, é incrível como você sente o que passou lá assim que você entra! O clima é bem pesado, mas sou muito curiosa e adorei ter ido lá, so me deu mais e mais curiosidade sobre esse assunto,

Com as minhas amigas, nós resolvemos fazer o free walking tour! Faço isso em toda cidade que vou, é muito bom! Você aprende viajando desse jeito, e ainda vai a lugares que nunca imaginou que iria conhecer. Fui no monumento aos judeus, checkpoint charlie, no museu do videogame.
A Pariser Platz é a praça principal de Berlim, muito bonita, onde nos encontramos pra começar o walking tour, e de onde podemos ver o the brandernburg gate. Fomos também ao local onde Hitler cometeu suicídio em 1945, claro que não da pra ver nada né, mas da pra ler uma placa explicando o que houve e como eram as passagens subterrâneas no local. Passamos também pelo Luftwaffe HQ, um prédio bem estilo nazista, bem intimidante e com 2000 escritórios dentro. Este prédio quase não sofreu danos durante a guerra. Passamos pelo outro lado do muro de berlim, esse não é pintado como no lado oeste.
O checkpoint Charlie era a passagem do lado comunista e capitalista do muro. Era onde ficavam os soldados americanos olhando para o lado oriental e russos pro ocidental. A ultima coisa que consigo lembrar que vimos foi a TV tower.