Mas chegando em St Petersburg, fomos direto pro hostel e que hostel demais!! O nome é apple hostel e as meninas que trabalham lá são uns amores. Chegamos mortas, 6h da manha e só tinhamos pago uma noite, mas elas arrumaram nossa cama e nos deixaram dormir. Assim que acordamos resolvemos tudo, fizemos o "check in" e elas nos entregaram um mapa e explicaram quais lugares deveríamos visitar. Foram um amor!
Resolvemos fazer o walking tour da cidade, me decepcionou demais! Nada de comunismo no walking tour, só czar e tal, histórias muito antigas, pareceu que eles apagaram da história a primeira e segunda guerra, a guerra civil, não curti!! Achei bem fraco, mesmo.. Não recomendo a empresa foi a feel free tour. Talvez a outra seja boa, mas não deu pra pegar porque acordamos tarde.
Nosso hostel era super bem localizado e do lado do início do tour.
Passeamos por tudo, pelo mercado na Sadovaya até a universidade de economia e finanças ( que é só pra gente muito rica). Fomos na St isaac's Cathedral, o palácio, arco do triunfo (que existe um em cada país da europa), a catedral bem estilo russa: Savior on the blood e tudo mais.
O lugar que eu mais gostei foi o Forte. Peter and Paul's fortress. Muito bonito e com praia onde as pessoas entram na água, que não parece ser limpinha não! hahahhaa
A cidade é bem estilo europeu e não sofreu com as guerras. Só visualmente né, porque um terço da população foi morta na época das guerras e a gente ainda consegue ver claramente a pobreza do lugar, com construções antigas do séc 18-19 e gastas, mas tudo de pé mesmo com todas as guerras.
As pontes das cidades são outras atrações! Lindas e de madrugada elas ficam iluminadas e abrem nos horários pré definidos, vale a pena dar uma conferida! A arquitetura é muito diferente, mesmo sendo bem padrão europeu (isso acontece pq o czar queria deixar a cidade mais européia).
Achei que os russos eram muito ateus, mas a gente consegue ver muitas igrejas ortodoxas. Nelas as mulheres entram com véu na cabela e durante o culto as pessoas não sentam, como a de Riga.
Essa catedral é bem estilo russo e foi construída após a morte do Czar Alexander II. Ele foi assassinado porque estava deixando a escravidão acontecer na Rússia. Russos eram escravizados por outros russos e, achando que sua morte ia acabar com esse regime, foi assassinado. Mas o regime não acabou e os russos continuaram sendo escravizados até que seu neto mudou o regime.
Os russos são muito supersticiosos, você vai ver sempre um russo jogando moeda em alguma coisa. Ou alguns lugares cheioss de moeda. Ou até passando a mão em estátuas, tudo! É engraçado..
COMIDAAA!!A comida russa é estilo brasileira! O estrogonofe veio da Rússia, um coronel chamado Strogonov. O prato se popularizou com a fuga da nobreza russa após a revolução de 1917. O prato chegou a França e se espalhou pelo mundo.
Comemos sempre no mesmo lugar, chamado Brynza Cafe - o nome na porta tá em russo, mas não sei escrever em russo não hahaha. As comidas eram baratas e muito boassss!!!
Comi no primeiro dia o Georgian Pork Stew - Muitoooo bom! Costeleta de porco com cebola frita e tomate com molho de queijo suluguni e estragão. Bebi Kvas também, mas não gostei.. tem meio que gosto de remédio.No segundo dia bebi Mors - muito bom!!! e comi estrognofe.. Não curti não.. Não vem com arroz, mas com um grão integral, foi meio decepcionante. Mas a noite comi um pastelzinho sensacional. Eles vendem pasteis doces e salgados! Muito bom!!!! Vale a pena.
Dia seguinte...
No dia seguinte eu e a Júlia nos separamos, porque ela queria passar o dia no Hermitage e eu queria ir para Petergof. Ir para Petergof leva uma hora do hostel, precisamos pegar o metrô e depois um ônibus, mas é muito tranquilo e vale a pena! Não vale a pena pagar passeio, porque o metrô é 30 rublos e o ônibus 50. Então ida e volta dá 160 rublos, ou seja, 3 euros!!!! Muito barato!
O metrô é ponto turístico da cidade, não tanto quanto em moscou, mas vale a pena andar na linha principal e dar uma conferida.
Chegando lá eu fiquei muitoooo feliz, é muito doido!! É o castelo de verão né.. O Hermitage é o castelo de inverno. Muito ouro, tudo amarelo e com um jardim gigante!! Vale muito a pena ir pra lá. A entrada no jardim custa 250 rublos para estudante, mas vale muito!!!
Fiquei aproveitando o lugar e admirando tudo durante horas, mas não quis entrar no castelo, o que foi bobeira! Voltei pra entrar no Hermitage. Estudante não paga para entrar nesse e tem muitas obras do Michelangelo, da vinci e muito mais! Eu não aguentei ficar muito, é muito grande e eu comecei a me sentir sufocada. Tinha que sair correndo dali, mas não achava a saída. Foi horrível, mas vale muito a pena ir quando você está descansada e preparada para isso. A Júlia ficou 6h lá dentro. Eu nuncaa conseguiria.
Amei a Rússia, mas agora quero voltar para um lugar mais Rússia mesmo. St Petersburg é muito europa, quero algo diferente, quero ver a história, quero conversar com o povo!
Para finalizar nossa viagem ficamos conversando no hostel com os russos. Eles são muito patriotas e é uma coisa bonita de se ver. Está faltando isso no Brasil. Amar o país como eles amam. Claro que tem muita coisa que eu não concordo na relação Russia e mundo, mas gostei muito de ver o ponto de vista deles. Pena que não tive coragem de perguntar sobre o que eles acham do comunismo-capitalismo. O que eu vi foi muitos idosos na rua. Não existem crianças de rua, mas idosos, o que é muito triste, porque com certeza foram as pessoas que com a implementação do capitalismo não conseguiram trabalhar e ficaram nas ruas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário